quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Jovens realizam ações de prevenção ao HIV durante Dia Mundial de Luta contra Aids


 Por Karol Assunção- Jornalista da Adital


Ao que tudo indica, o Dia Mundial de Luta contra Aids, celebrado nesta quinta-feira (1°), será movimentado e com intensa participação dos jovens. Como nos anos anteriores, organizações sociais e governamentais aproveitam a data para chamar a atenção da sociedade para as formas de prevenção e de tratamento.

No Brasil, por exemplo, a ONG Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+) realizará amanhã (1°) ações de combate ao preconceito e à discriminação de pessoas que vivem com HIV/Aids. As atividades ocorrerão no Recife, capital do estado de Pernambuco, com a distribuição de kits de prevenção com preservativos e materiais informativos.

Os integrantes da entidade ainda entregarão panfletos sobre a campanha contra a discriminação de pessoas com HIV/Aids. O material apresenta a pergunta: Como você gostaria de ser tratado se tivesse HIV? seguida da mensagem: Trate as pessoas do jeito que você gostaria de ser tratado. As ações prosseguirão com apresentações teatrais sobre a temática. Nos dias 9 e 12, Recife ainda sediará dois seminários destinados a profissionais do sexo sobre doenças sexualmente transmissíveis, sexo seguro e direitos previdenciários.

Na Argentina, jovens e adolescentes da ONG Sexualidade Responsável promoverão a campanhaUsa preservativo... para que não dê positivo na rua Eva Duarte de Perón, em Monte Caseros, departamento de Corrientes, com a entrega de preservativos e panfletos. Os jovens ainda instalarão um stand na Plazoleta Juan XXIII para entregar materiais informativos e tirar dúvidas sobre o assunto. A distribuição de panfletos e preservativos também se dará no bairro La Esperanza, na cidade de Mendoza, ação promovida pelo grupo "Jovens pela Saúde de Mendoza”.
Mexicanos e mexicanas também se preparam para realizar ações contra a epidemia. No próximo sábado (3), realizarão o Pride Runners 2011, evento de corrida esportiva que tem como objetivo ajudar entidades que lutam contra o HIV/Aids. No México, 20% do valor da inscrição da corrida será destinado à Casa de la Sal, organização que apoia pessoas que vivem com HIV/Aids.
Em outros países, as atividades já começaram. Como é o caso de El Salvador, onde 15.169 jovens tiveram capacitações sobre a prevenção de HIV/Aids no marco da primeira fase do "Projeto de Saúde Integral”. Os participantes receberam certificados de capacitação no início deste mês.
HIV/Aids


Um informe divulgado neste ano pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS, por sua sigla em inglês) revelou que as novas infecções de HIV anuais diminuíram 21% entre os anos de 1997 e 2010 no mundo. O relatório - denominado Como chegar a zero: Mais rápido. Mais inteligente. Melhor - destaca que o número de pessoas que morreram por causas relacionados à Aids reduziu a 1,8 milhões.

De acordo com o estudo, aproximadamente 34 milhões de pessoas viviam com HIV no final de 2010. Número 17% maior que o registrado em 2001. A cifra mostra que a quantidade de novos casos de HIV ainda é alta - apesar de ter diminuído 15% em relação ao ano de 2001 – e que as pessoas portadoras do vírus estão conseguindo viver durante mais tempo.

"Desde 1995, tem-se evitado um total de 2,5 milhões de mortes em países de rendas baixas e medianas devido ao tratamento antirretroviral que se introduziu, segundo os novos cálculos de UNAIDS. Grande parte desse êxito provém dos últimos dois anos, quando se produziu uma rápida ampliação do acesso ao tratamento; só em 2010, foram evitadas 700.000 mortes relacionadas à aids”, informa.


O relatório aponta que o HIV na América Latina segue em nível estável. A quantidade de novas infecções segue em torno de 100 mil por ano desde 1996 e o número de pessoas que vivem com o vírus na região aumentou principalmente devido a redução de mortes anuais por causas relacionadas ao HIV/Aids.

No Caribe, a epidemia segue em queda. "Na República Dominicana e na Jamaica, a incidência do HIV se reduziu 25%, enquanto que Haiti diminuiu aproximadamente 12%. A desaceleração da incidência do HIV e o acesso cada vez maior aos serviços de prevenção do HIV para as mulheres grávidas têm conduzido a uma marcada diminuição no número de crianças com novas infecções pelo HIV e nas mortes relacionadas à Aids entre crianças”, destaca.








FONTE
Adital - Jovens realizam ações de prevenção ao HIV durante Dia Mundial de Luta contra Aids

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua contribuição.