sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Blogueiras Feministas conversam com a Ministra Iriny Lopes

Blogueiras Feministas conversam com a Ministra Iriny Lopes


Faltando poucos dias para a realização da 3a. Conferência de Políticas para as Mulheres, as Blogueiras Feministas tiveram uma audiência com a Ministra Iriny Lopes. Também participaram do encontro que aconteceu no dia 8 de dezembro às 18h na sede da Secretaria de Políticas para as Mulheres, em Brasília, representantes da Marcha das Vadias do DF, Gizella Rodrigues da Oficina da Palavra e Kamayura Saldanha que é a coordenadora nacional da Abraço - Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária.
Na pauta um balanço dos nove anos de existência da Secretaria de Políticas para as Mulheres e, claro, a 3ª. Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
Audiência com a Ministra Iriny Lopes
A Ministra faz um balanço positivo sobre a ação da SPM ao longo desses nove anos, destacando algumas ações importantes e realçando que "tudo é muito novo, um processo em construção". Falou sobre os muitos desafios enfrentados como a superação da violência contra as mulheres e a ampliação da presença das mulheres na política.
Para a Ministra Iriny, a prioridade deve ser a autonomia econômica, financeira e pessoal das mulheres.
Desenvolver um programa com essa finalidade é a grande meta para 2012. Como parte das ações deste programa, a ministra falou sobre a criação de 6 mil novas creches como meta até o fim dessa gestão.
A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres falou também sobre a necessidade de superação das desigualdades entre mulheres e homens e das dificuldades para isso uma vez que além de políticas públicas e campanhas, depende também da cultura, da educação e de uma grande mudança de comportamento. Toda a sociedade precisa estar envolvida.

Catarina Corrêa, Kamayura Saldanha, Bianca Cardoso
Priscila Brito e Suely Oliveira
Sobre a realização da 3ª. Conferência de Políticas para as Mulheres (3ª. CNPM), a Ministra Iriny disse estar satisfeita. Ela pessoalmente ou integrantes de sua equipe participaram de todas as etapas estaduais e o resultado é bem positivo. Agora é unir forças para a etapa nacional. Foco é a palavra-chave. E, nesse sentido, a autonomia econômica, financeira e pessoal das mulheres dará o tom. A conferir.
A 3a CNPM acontece em Brasília, entre os dias 12 e 15 de dezembro e espera-se a participação de
Você que não é delegada, convidada ou observadora da 3ª. Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, poderá acompanhar a transmissão ao vivo pela Abraço.


Blogueir@s Feministas - Brasília
A seguir a programação completa da 3ª. Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres:

12/12/2011 – Segunda-feira18h às 21h: Solenidade de Abertura da 3ª CNPM
Dia 13/12/2011 – Terça-feira8h às 10h30: Plenária de Abertura
Aprovação do Regulamento da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
11h às 13h: Painel 1 – As mulheres no momento atual do desenvolvimento econômico e social: desafios de um projeto de país com igualdade entre mulheres e homens e sustentável
13h: Rodas de Conversa
Roda 1: Como pensar políticas que dêem conta da pluralidade
Roda 2: História das desigualdades entre homens e mulheres
Roda 3:Orçamento para políticas para as mulheres
Roda 4: Comunicação e mídia não discriminatórias
13h às 14h30: Almoço
14h30 às 17h30: Grupos de Trabalho
Grupo de Trabalho 1: Autonomia Econômica e Social: igualdade no mundo do trabalho e desafios do desenvolvimento sustentável (Eixo 1 do II PNPM: Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho com inclusão social; Eixo 6 do II PNPM: Desenvolvimento sustentável no meio rural, na cidade e na floresta, com garantia de justiça ambiental, soberania e segurança alimentar e Eixo 7 do II PNPM: Direito à terra, moradia digna e infra-estrutura social nos meios rural e urbano, considerando as comunidades tradicionais ).
Todos os grupos de trabalho incorporam na sua discussão as dimensões de raça, orientação sexual e geracional (Eixo 9 do II PNPM: Enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia e Eixo 10 do II PNPM: Enfrentamento das desigualdades geracionais que atingem as mulheres, com especial atenção às jovens e idosas).
18h às 20h: Painel 2 – Enfrentamento do racismo e da lesbofobia: articulação necessária para o enfrentamento do sexismo
20h às 21h30: Jantar
22h:Show com Zélia Duncan
Dia 14/12/2011 – Quarta-feira
8h30 às 10h30: Painel 3 – Enfrentamento das desigualdades e a autonomia das mulheres
11h às 13h: Painel 4 – Plano Nacional de Políticas para as Mulheres: perspectivas e prioridades
13h: Rodas de Conversa
Roda 1: Um olhar internacional
Roda 2: Mulheres jovens e idosas – as políticas e as diferenças de geração
Roda 3: Relatos de experiências de gestão pública
Roda 4: Relatos de experiências de gestão pública – formação de gestoras e agentes públicos
13h às 14h30: Almoço
14h30 às 18h30: Grupos de Trabalho
Grupo de Trabalho 2: Autonomia Cultural (Eixos 2 do II PNPM: Educação inclusiva, não-sexista, não-racista e não-homofóbica e Eixo 8 do II PNPM: Cultura, comunicação e mídia, igualitárias, democráticas e não discriminatórias)
Grupo de Trabalho 3: Autonomia Pessoal (Eixo 3 do II PNPM: Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos e Eixo 4 do II PNPM: Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres)
Grupo de Trabalho 4: Autonomia política, institucionalização e financiamento de políticas públicas para as mulheres(Eixos 5 do II PNPM: Participação das mulheres nos espaços de poder e decisão e Eixo 11 – gestão e monitoramento do Plano)
Todos os grupos de trabalho incorporam na sua discussão as dimensões de raça, orientação sexual e geracional(Eixo 9 do II PNPM: Enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia e Eixo 10 do II PNPM: Enfrentamento das desigualdades geracionais que atingem as mulheres, com especial atenção às jovens e idosas).
19h: Conferência de Michelle Bachelet – Secretária Geral Adjunta da ONU e Diretora Executiva de Onu Mulheres(Entidade das Nações Unidas para o Empoderamento das Mulheres)
20h às 21h: Jantar
21h às 23h: Atividade cultural
15/12/2011 – Quinta-feira
8h30 às 12h30: Plenária Final
Discussão e deliberação sobre propostas e recomendações dos grupos de trabalho.
12h30 às 14h: Almoço
14h30 às 17h: Plenária Final (continuação)
Discussão e deliberação sobre as propostas e recomendações dos grupos de trabalho. Apresentação e aprovação de Moções.
17h às 18h: Solenidade de Encerramento da 3ª CNPM
19h: Jantar
Fonte : Matizes Feministas: Blogueiras Feministas conversam com a Ministra Iriny Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua contribuição.