domingo, 25 de dezembro de 2011

A excêntrica família de Antônia (matriarcado)

Décima terceira indicação de filme para estudos de Gênero e Feminismo,
A excêntrica família de Antônia descreve as relações de matriarcado.

A fábula conta a história da Antônia que, ao voltar à vila onde nasceu, estabelece em uma comunidade matriarcal. As relações pessoais giram em torno da família, dos moradores da vila, pessoas violentadas, além da possível amizade entre os gêneros feminino e masculino, na figura de um velho filósofo “heremita” (estudioso de Schopenhauer e Nietzsche).
Comandada por Antonia, a saga familiar atravessa três gerações, falando de força, de beleza e de escolhas que desafiam o tempo. Nesse universo conhecemos curiosos personagens, como o filósofo pessimista, a netinha superdotada, a filha lésbica, a avó louca, o padre herege, a amiga que adora procriar, a vizinha que sofre abusos sexuais e os muitos amigos que são acolhidos por sua generosidade.
Comentário feminista: obra prima do cinema holandês, e vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, "A excêntrica família de Antônia" é um filme feminista por excelência. Dirigido por uma mulher (Marleen Gorris), a película estabelece um cem número de paralelos de como poderiam ser (ou eram) as relações pessoais dentro de uma sociedade matriarcal, onde a maternidade não é uma imposição social e nem uma divindade, mas um processo tão comum quanto a própria morte. Destacamos as cenas em que a neta de Antônia estabelece uma sensível e direta relação de afeto e respeito com um idoso, sem que nenhum dos dois infantilize o outro. Belíssimo, indicado para qualquer pessoa que deseje introduzir-se em assuntos filosóficos e conhecimento feminista. Vejam o trecho do filme: 






Fonte: Maças Podres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua contribuição.