terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Comissão de Cidadania e Reprodução saúda escolha de Eleonora Menicucci

São Paulo, fevereiro de 2012
Excelentíssima Presidenta
DD. Dilma Rousseff.
É com imenso prazer que a Comissão de Cidadania e Reprodução vem saudar a decisão de V. Exa. de conduzir à direção da Secretaria de Políticas para as Mulheres a Dra. Eleonora Menicucci de Oliveira, cuja trajetória profissional e política é reconhecida e legitimada por extensos setores da sociedade brasileira .
Somos testemunhas da excelência dos caminhos já percorridos por esta feminista e pesquisadora, que de maneira digna, correta e coerente construiu sua vida pública marcada pelo compromisso com a causa da Democracia e dos Direitos Humanos das Mulheres, particularmente dos Direitos Sexuais e Reprodutivos.
O gesto de V.Exa. sinaliza disposição para fazer avançar uma agenda crucial para o Brasil e para o mundo: a promoção de direitos das mulheres com equidade e justiça social. Esperamos que se realizem todas as esperanças de transformação ancoradas na experiência passada e nas possibilidades futuras que o país respira.
Com essa Secretaria queremos compartilhar sonhos e construir novos futuros.
Margareth Arilha
Conselho Diretor da Comissão de Cidadania e Reprodução – CCR
Beto de Jesus – Educador, consultor em Educação e Diversidade Sexual para organismos nacionais e internacionais, públicos e privados. É Presidente do Instituto Edson Neris em São Paulo e Diretor para Região Sudeste da ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e membro da ILGA – International Lesbian, Gay, Bisexaul, Trans people and Intersex Association.
Edna Roland - Psicóloga com mestrado em psicologia social na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Desde o início da década de 80 participou dos movimentos negros. Tornou-se uma das principais lideranças na luta contra o racismo, não só no Brasil como no mundo.
Elza Berquó - Professora Titular da Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo, Pós-Graduação em Bioestatística pela Columbia University. Membro Fundador e Coordenadora da Área de População e Sociedade do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento-Cebrap, Fundadora do Núcleo de Estudos de População-Nepo, da Universidade Estadual de Campinas, Membro Fundador da Associação Brasileira de Estudos Populacionais – ABEP
Fátima Oliveira - Médica, ex-secretária-executiva da Rede Feminista de Saúde, co-autora de Fundamentos da bioética (Paulus, 1996), orgs. Christian de Paul de Barchifontaine e Léo Pessini; “Tecnologias reprodutivas: gênero e ciência” (Unesp, 1996), org. Lucila Scavone; Ciência e tecnologia em debate (Moderna, 1998), org. Márcia K.; “Questões de Saúde Reprodutiva (Ford/Fiocruz, 1999)
Fernando Pacheco Jordão – Atuou no jornalismo desde 1957, quando iniciou sua carreira na antiga Rádio Nacional, em São Paulo. Posteriormente, trabalhou como repórter, redator e editor de diversos veículos, como O Estado de S. Paulo, TV Excelsior, BBC de Londres, TV Globo, TV Cultura de São Paulo e revistas Isto É e Veja.
Jane Galvão - É doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social/Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Jacqueline Pitanguy - Socióloga e cientista política, é Coordenadora Executiva da CEPIA – Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação. É também Presidente do Conselho Diretor do Fundo Brasil de Direitos Humanos, membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulheres na qualidade de notório saber e Associada da Action Aid Brasil.
Marco Segre – Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1957). Atualmente é Professor Emérito da Universidade de São Paulo, Professor Responsável por Disciplina – Creden da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.Professor da Universidade de Pernambuco e do Centro Universitário São Camilo – Campus Pompeia.
Margareth Arilha – Psicóloga, com especialização em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae, mestrado em Psicologia Social pelo Programa de Gênero, Raça e Idade da Pontifícia Universidade Católica, e doutorado pelo Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. É Diretora Executiva e membro do Conselho Diretor da Comissão de Cidadania e Reprodução e pesquisadora do NEPO – Núcleo de Estudos de População.
Maria Betânia de Melo Ávila – Socióloga, com especialização na Universidade de Sorbonne, Paris, vem se dedicando nas últimas duas décadas a pesquisas nas áreas de saúde da mulher, direitos reprodutivos e direitos sexuais. É fundadora e coordenadora geral do SOS Corpo – Gênero e Cidadania
Richard Parker - Antropólogo, professor e chefe do Departamento de Ciências Sociomédicas e diretor do Centro de Gênero, Sexualidade e Saúde na Escola de Saúde Pública da Universidade de Columbia em Nova York/USA, e diretor-presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) no Rio de Janeiro/Brasil.
Roberto Arriada Lorea – Juiz de Direito Titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, em Porto Alegre, RS. Doutor em Antropologia Social (UFRGS). Diretor do Departamento de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos, da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, AJURIS.
Silvia Pimentel – É jurista, e há mais de 30 anos é professora de Filosofia do Direito na PUC-SP. É presidente do Comitê CEDAW, da Organização das Nações Unidas, que fiscaliza o cumprimento da Convenção sobre Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher. Conselheira do Comitê Latino-Americano e do Caribe para Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem).
Sonia Correa – Arquiteta com especialização em antropologia. Fundadora do primeiro grupo feminista do Nordeste (Ação-Mulher) e depois da ONG SOS-Corpo Instituto Feminista para a Democracia (Recife). É pesquisadora associada da ABIA, Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, e coordenadora de dois projetos globais: o programa de Direitos e Sexuais e Reprodutivos da Rede DAWN (uma articulação feminista dos países em desenvolvimento que existe desde 1984) e o Observatório de Sexualidade e Política.
Tania Di Giacomo do Lago – É Professora Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Assessora Técnica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e Pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.
Leia também:
Comissão de Cidadania e Reprodução saúda escolha de Eleonora Menicucci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua contribuição.