sexta-feira, 17 de agosto de 2012

JUVENTUDE, RELIGIÃO E ÉTICA SEXUAL

Por Valéria Melki Busin
A juventude brasileira vem lutando de forma organizada para garantir seus direitos, entre eles o direito à autonomia, à saúde, à educação de qualidade em todos os níveis escolares.
Em relação ao exercício livre e responsável da sexualidade, porém, os jovens brasileiros/as ainda enfrentam muitos problemas: têm pouca ou nenhuma educação sexual, dificuldade de acesso a métodos de contracepção - como pílula anticoncepcional e camisinha -, além de se depararem com um discurso conservador, muitas vezes baseado em concepções religiosas que colocam o sexo como um mal a ser evitado.

Jovens com inserção religiosa, especialmente os/as que se vinculam a uma religião cristã, vêem-se muitas vezes em uma encruzilhada ética: a sociedade, especialmente por meio da mídia, os/as estimula febrilmente a exercer a sexualidade, mas sua religião impõe restrições muitas vezes difíceis de seguir. Como tomar a decisão certa? Como exercer ou expressar a sua sexualidade sem se torturar com condenação e culpa, e sem abandonar sua religião?

Este livro pretende colaborar para uma reflexão ética sobre esses e outros temas relacionados à sexualidade da juventude brasileira.


fonte: Católicas pelo Direitos a Decidir 
JUVENTUDE, RELIGIÃO E ÉTICA SEXUAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua contribuição.