Educando para a diversidade: desafiando a moral sexual e construindo estratégias de combate à discriminação no cotidiano escolar
Henrique Caetano Nardi, Eliana Quartiero
Resumo
Este artigo traz uma reflexão crítica sobre o
projeto de formação “Educando para a Diversidade” realizado pela ONG
Nuances, na cidade de Porto Alegre, financiado pelo governo federal no
quadro de ações do programa “Brasil sem Homofobia”. Os procedimentos de
pesquisa que sustentam este texto foram: observação participante,
entrevistas individuais, grupos de reflexão e análise documental. O
objetivo foi compreender como se instalam os debates sobre a diversidade
sexual no cotidiano escolar. Este trabalho indica que a ruptura com a
visibilidade abjeta que é reservada às/aos jovens e professores/as não
heterossexuais ou que se desviam da conformidade de gênero e a
construção de uma visibilidade ética-cidadã demandam esforço e trabalho
contínuo. É a legitimidade da discussão acerca da sexualidade que está
em questão. A possibilidade de ampliar o efeito das ações passaria pela
criação de um centro de suporte e acompanhamento para as iniciativas
das/os educadoras/es que realizaram a formação.
LEIA ARTIGO EM PDF
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grata por sua contribuição.