quinta-feira, 22 de julho de 2010

Mulheres, Coleta de Lixo seletiva e politicas publicas

Ao ler noticia  Google Reader no Blog Brasilia Confidencial  neste dia 22/07 sobre a  Catadores do Rio querem tornar obrigatória a coleta seletiva de lixo:

Catadores de lixo marcham hoje pelo centro do Rio de Janeiro para abrir o Congresso Estadual da categoria, formada por 1.900 trabalhadores no estado e por 1,5 milhão no país. O encontro deverá reafirmar como reivindicação prioritária no estado a criação de uma política que torne obrigatória em todas as cidades a coleta seletiva de lixo.
    “A coleta seletiva não é uma política pública, como deveria ser, com orçamento e tudo direitinho para que fosse implantada de fato e tivesse os catadores como agentes desse trabalho, sendo remunerados por isso. A seleção do lixo hoje é de boa vontade por causa de algumas poucas pessoas”, criticou Alexandre Gordin, um dos coordenadores estaduais do Movimento Nacional de Catadores.
    Os trabalhadores esperam mobilizar mais investimentos para coleta específica e para treinamento.

Chamo a atenção para o fato de que de fato aqui em SP também faltam politicas eficazes para a coleta seletiva e os trabalhadores envolvidos nesta tarefa, lembrando que a maioria destes catadores são mulheres e crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua contribuição.