segunda-feira, 12 de julho de 2010

Feministas Latinoamericanas e Caribenhas reunidas em Brasília

BRASIL - 11 de julho de 2010 - Começou hoje o Fórum de Organizações Feministas para Articulação do Movimento de Mulheres Latinas Americanas e Caribenhas, como preparação para XI Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe (CEPAL). A reunião segue até amanhã, dia 12 de julho.

Participam do encontro aproximadamente 200 mulheres, de quase 30 países da região. A abertura do evento será realizada pela ministra Nilcéa Freire, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Sonia Montano, diretora de Gênero da CEPAL e Rebecca Tavares, representante Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), no Brasil.

A idéia do Fórum é promover debate sobre o tema da XI Conferência "Que tipo de Estado? Que tipo de igualdade?". Um dos assuntos a ser abordado é o olhar feminista no estado e os atuais modelos de desenvolvimento na América Latina e Caribe, com foco na promoção da igualdade, crítica do Estado patriarcal, capitalista, racista e da democracia na região. As contribuições dos participantes serão acrescentadas ao documento que está sendo construído em conjunto pelas organizações integrantes do Fórum, a ser apresentado na Conferência.


No último dia do encontro, será feita uma reflexão sobre a política de ação cultural em referência ao Haiti. Como lidar com a situação do país, por meio de uma análise crítica sobre "A História do Haiti", discutindo a invasão, o modelo de desenvolvimento e os principais riscos representados pela mudança nos países em condições de subordinação. Serão abordados também, os desafios da tarefa de reconstruir o país, e, como fazer com que os haitianos sejam sujeitos ativos do processo. Ao final os participantes prestarão uma homenagem às mulheres vítimas do terremoto.

Fórum - Desde os anos 90, o movimento de mulheres e feminista da América Latina e do Caribe é um sujeito político chave, mobilizador de processos sociais e políticos para a superação das desigualdades vividas pelas mulheres na nossa região. A realização do Fórum de Organizações Feministas é parte desse processo e dá seqüência à incidência política iniciada no Ciclo Social de Conferências das Nações Unidas, especialmente na Conferência Mundial sobre a Mulher. Os Consensos Regionais, adotados desde então pela CEPAL, guardam estreita relação com a luta dos movimentos de mulheres e feminista para que o Estado assuma sua responsabilidade na promoção, proteção e defesa da igualdade, orientando as políticas públicas à garantia de direitos a todas e cada uma das mulheres.

Feministas Latinoamericanas e Caribenhas reunidas em Brasília from Universidade Livre Feminista on Vimeo.

Conferência Regional - É um órgão subsidiário da CEPAL, chamado de forma permanente e regular, e acontece a cada três anos. O objetivo desse encontro é identificar as necessidades regionais e sub-regionais de mulheres, apresentando recomendações, realizar avaliações periódicas das atividades realizadas em conformidade com os acordos e planos regionais e internacionais sobre o assunto, e proporcionar um fórum de discussão sobre essas questões.
Fonte Universidade Feminista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua contribuição.