segunda-feira, 19 de julho de 2010

Artigos da Revista Ciencia & Saúde Coletiva julho 2010

Já está na base SciELO e impresso o primeiro suplemento da revista Ciência & Saúde Coletiva de 2010, v.15 (Supl.1). Esse número reúne 101 artigos sobre os seguintes assuntos: políticas e gestão de saúde, saúde da mulher e da criança, estudos sobre doenças, formação de recursos humanos, filosofia e ética no trato com os problemas e pesquisas em saúde, saúde bucal e análises da atenção oferecida aos usuários.

O editorial da revista versa sobre os 100 anos do Relatório Flexner, de autoria do Dr. Everardo Nunes, e sobre o primeiro artigo que apresenta os resultados recentes de uma pesquisa domiciliar com técnica de urna sobre Aborto no Brasil, escrito por Débora Diniz e Marcelo Medeiros.

 Para ter acesso a todos os assuntos da revista clique AQUI

Alguns textos que mereceram a minha atenção foram:


 Aborto no Brasil: uma pesquisa domiciliar com técnica de urna - apresenta os primeiros resultados da Pesquisa Nacional de Aborto (PNA), um levantamento por amostragem aleatória de domicílios, realizado em 2010, cuja cobertura abrangeu as mulheres com idades entre 18 e 39 anos em todo o Brasil urbano.

Dever do Estado: metamorfoses da publicização da existência e produção de subjetividades - problematiza às transformações que permitem passar de um discurso da saúde pública para um discurso da saúde coletiva


A dimensão imaginária e intersubjetiva das organizações de saúde: implicações para o trabalho gerencial e para a mudança organizacional - busca analisar a articulação entre a dinâmica
intersubjetiva e a construção de processos de mudança em organizações públicas de saúde, discutindo particularmente o papel do gestor neste contexto.



As bases filosóficas e históricas do cuidado e a convocação de parceiros sexuais em HIV/aids como forma de cuidar - discute-se  o conceito do cuidado na perspectiva da filosofia, articulando-o com a prática do enfermeiro, que se apropria desse conceito para fundamentar sua prática profissional.

Comportamento sexual de risco: fatores associados ao número de parceiros sexuais e ao uso de preservativo em adolescentes - O objetivo deste estudo foi avaliar os fatores associados ao número de parceiros sexuais, no último ano, e ao uso de preservativo nas últimas três relações sexuais, entre jovens de quinze e dezoito anos de idade

Uso de preservativos, risco e ocorrência de gravidez não planejada e conhecimento e acesso à contracepção de emergência entre mulheres com HIV/aids - O artigo enfoca o risco e a ocorrência de gravidez não planejada, abortos, conhecimento, acesso e uso da contracepção de emergência entre mulheres com HIV/aids.


Saber é prevenir:uma nova abordagem no combate ao câncer de mama - O objetivo desse estudo foi desenvolver uma atividade de promoção à saúde através do reforço de conhecimentos existentes e agregação de novas informações sobre o câncer de mama no contexto de Unidade Básica de Saúde.


A importância do aconselhamento genético na anemia falciforme - elucidar a importância do aconselhamento genético para os portadores de anemia ou traço falciforme, visando salientar as principais características dessa doença, suas complicações e como é feito o diagnóstico e a captação desses doentes


Regina Maria Faria Gomes

Fonte: Ciência & Saúde Coletiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua contribuição.