segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

CLAM - ST 69 Fazendo Gênero -

ST 69 Fazendo Gênero

O Simpósio Temático 69 (Gênero, Saúde e Família: negociações com práticas e saberes biomédicos), do Fazendo Gênero 2013, está com inscrições abertas para resumos até 20 de março. O ST tem como objetivo reunir trabalhos que problematizem definições biomédicas de gênero.

Clique aqui para acessar o site do evento. Abaixo a ementa do ST.

Historicamente a biomedicina desenvolveu discursos e práticas voltados para o controle da vida social e das moralidades por meio do campo da saúde. Modelos de comportamento e atuação social foram e continuam sendo definidos com base na ideia da diferença biológica entre os sexos. No entanto, pesquisas etnográficas nos mostram que, embora hegemônicos, os discursos biomédicos sobre gênero e saúde não são de todo definidores do modo como as pessoas, situadas em diferentes contextos culturais e sociopolíticos, atuam na gestão e percepção de seus corpos, da saúde, da reprodução ou do cuidado com a família. Além disso, proposições teóricas recentes, que envolvem novas categorizações da ideia de gênero, a exemplo da performatividade em Judith Butler, nos conduzem a reconsiderações sobre o tema da família e do cuidado em saúde, que podem estar sendo reavaliados diante de novas conjugalidades e das homoparentalidades.

Esse ST pretende reunir trabalhos baseados em pesquisas nas quais definições biomédicas de gênero vão ser tensionadas, reescritas, negociadas, afirmadas ou negadas pelos sujeitos na sua relação com discursos, espaços, práticas e saberes biomédicos. Dentre várias articulações possíveis de temas, serão bem-vindos trabalhos que problematizem 1) a atuação das mulheres em grupos de ajuda mútua e no ativismo político na construção de demandas relacionadas à saúde, reprodução e liberdade sexual; 2) o modo como mulheres e homens têm se utilizado das tecnologias reprodutivas na constituição de novas configurações sobre a família e a sexualidade, considerando aqui as tensões entre os modelos heteronormativos e a construção de discursos envolvendo a reprodução sem sexo e a homoparentalidade; 3) as tensões envolvendo categorias relacionadas a gênero e cuidado presentes nas interações com profissionais de saúde em diversos contextos (clínicas, hospitais, Programa Saúde da Família, etc.); 4) as estratégias, discursos e práticas não-biomédicas desenvolvidas e utilizadas em contextos socioculturais particulares nos quais estão presentes concepções variadas sobre saúde, corpo, cuidado familiar, reprodução e sexualidade; 5) as concepções presentes nas camadas médias sobre as atribuições masculinas contemporâneas no cuidado com a família, o corpo, a sexualidade e a reprodução.

Coordenadores: 
Carlos Guilherme Octaviano do Valle (PPGAS/UFRN)
Waleska de Araujo Aureliano (Museu Nacional/UFRJ)


O Simpósio Temático 69 (Gênero, Saúde e Família: negociações com práticas e saberes biomédicos), do Fazendo Gênero 2013, está com inscrições abertas para resumos até 20 de março. O ST tem como objetivo reunir trabalhos que problematizem definições biomédicas de gênero.
CLAM - ST 69 Fazendo Gênero - Em destaque - Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua contribuição.