quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Direito a Verdade e a Mémoria - Ditadura Militar (1964-1985) -

Este vídeo produzido pela Fundação Joaquim Nabuco(Recife) e realizado pela Massangana - Multimídia Produções, para a TV Escola (Ministério da Educação).

Faz parte de uma série sobre a História do Brasil. Neste vídeo está retratado o período da ditadura militar que se inicia em 1º de abril de 1964 e vai até 1985. Os militares destituiram o presidente João Goulart em ação que vinha sendo preparada há anos contra o processo político de democratização e ascenção dos movimentos populares. Com a ditadura o Brasil se alinha politicamente aos Estados Unidos, as grandes empresas multinacionais acabam tendo total liberdade de atuação no país, a dívida externa se multiplica e a concentração de renda se processa em níveis inimaginágeis. A grande corrupção desvia recursos públicos para oficiais generais e novos ricos que vão se juntando à elite ultra-conservadora e corrupta brasileira.

São apresentadas situações relacionadas à extinção das liberdades democráticas, à extinção de partirdos polítidos e sua substituição por dois: Arena e MDB, a prisão de lideranças e cassação de políticos, professores(as), intelectuais e juízes. Os Atos Institucionais, as prisões arbitrárias, a tortura e assassinato de militantes de esquerda, a corrupção sempre abafada pela censura à imprensa, o "milagre econômico" que concentra a riqueza, os movimentos de contestação e a abertura política.


Ditadura Militar (1964-1985) - vídeo com bonecos from Universidade Livre Feminista on Vimeo.


Fonte: Universidade Livre Feminista -

11 comentários:

  1. J. Marcia silva comenta" As lutas feministas de outrora não tinham o mesmo contexto que tem hoje. Naquela epoca só as academicas e classe média alta e que faziam o debate politico. Não se discutiam assuntos como violência domestica, politicas publicas, genero, questões de desigualdades trabalhistas como se discutem hoje. "

    ResponderExcluir
  2. Leia A.Q.Telles comemnta "importantíssimo o movimento feminino contra a ditadura e pelas liberdades democráticas para que chegássemos às políticas públicas que temos hoje, no entanto deve ser um movimento contínuo fortalecido por mais redes, mais cursos, mais conferências, mais audiências para que possamos atingir todos os segmentos da sociedade. O passado deve nos motivar para acreditarmos que é possível fazermos grandes transformações "

    ResponderExcluir
  3. Poliana comenta "A instauração da Ditadura Militar em 1964, acarretou várias mudanças na política brasileira. O índice de mortalidade infantil crescia assustadoramente, crescia também as periferias e os subúrbios, o analfabetismo pois a educação estava um caus. Nessa época as mulheres foram as primeiras a entrar em cena, algumas saíram a procura de filhos e maridos desaparecidos. Muitas mulheres bucavam inserir-se no mercado de trabalho para sustentar a família, recebiam sálarios miseráveis; o crescimento da mão-de-obra feminina estava em expansão.

    Desde tempos remotos que o trabalho realizado pelo sexo feminino vem sendo desvalorizado e durante a ditadura não poderia ser diferente. Muitas mulheres foram violentadas e retiradas de seus lares, acusadas de influências políticas. Foram anos dificeis que marcaram a história do nosso país."

    ResponderExcluir
  4. Edineuza comenta "Eu fico pensativa e consigo voltar no tempo da minha quase adolescência quando vivemos aquele pesadelo de hora para recolher(Estado de sitio), no Colégio Professores tirado de sala de aula com a desculpa que eram nocivos para o Estado Brasileiro, tivemos uma colega presa com apenas 14 anos de idade por fazer parte do Grêmio da Escola. No entanto discutíamos os por que, e, não achavamos explicações, Mulheres sendo ESTUPRADAS em nome da democracia, eramos esmagadas coletivamente oprimidas pelo poder patriárcado, machista, e a anistia é dado apenas para algumas pessoas, todas nós queremos esta anistia através de nossos DIREITOS, que continuam sendo a todo momento negado através desta ¨democracia, que nos nega A TODO MOMENTO NOSSOS DIREITOS de sermos mulheres na política no comando das instituíções militares, do Estado, e, o direito de decidir o que fazer de nossas vidas. A ditadura ainda presente nossas vidas, vamos repensar a DEMOCRACIA."

    ResponderExcluir
  5. Rosa comenta "A Luta das mulheres na ditadura é reflexo de muitas conquistas na politicas públicas para as mulhereshoje, neste periodo houve um dispertar para mulheres como sujeitas de direito. "

    ResponderExcluir
  6. Guacira comenta "Nós mulheres participamos ativamente da luta contra a ditadura militar. Fomos parte importante das lutas de resistência, inclusive armada, contra a ditadura. Fomos também fundamentais na organização da solidariedade aos que estavam presos, exilados ou perseguidos pela repressão. No final dos anos 70, as greves de trabalhadores metalúrgicos contavam com um movimento de solidariedade enorme organizado pelas mulheres, foram as mulheres que mobilizaram os movimentos contra a carestia, o movimento pela anistia ampla geral e irrestrita, pelas diretas já, por liberdade de imprensa, pela reforma agrária e contra a exploração no campo, por uma constituinte prá valer, com a presença das mulheres e dos nossos direitos. A luta feminista no Brasil ganhou as ruas em plena ditadura militar para lutar contra a violência machista. A palavra de ordem “quem ama não mata, não machuca e não maltrata” data desse período, quando foram organizados os primeiros SOS Mulher (organizações feministas para apoiar as mulheres em situação de violência).

    A participação política das mulheres, em todos esses espaços, na luta por liberdades democráticas e pelo fim da ditadura militar resultou em conquistas importantes contra o poder patriarcal. Foi em plena ditadura que se aprovou a lei do divórcio, fundamental para a vida das mulheres, e contra a qual se opunham forças importantes de sustentação da ditadura como a TFP (movimento de extrema direita Tradição, Família e Propriedade) e a hierarquia conservadora da igreja católica. Foi também no final desse período que, por demanda do movimento de mulheres, foram criadas as primeiras delegacias da mulher, os primeiros conselhos estaduais dos direitos da mulher e o conselho nacional dos direitos da mulher, que foi também o primeiro da América Latina.

    E foram muitos e potentes os obstáculos que tivemos que superar. Enfrentamos pela direita a repressão. E pela esquerda, tivemos que nos contrapor a tese de que o problema principal era a relação capital X trabalho, a qual relegava status secundário, de menor importância a luta das mulheres contra a força da dominação patriarcal... porque o socialismo resolveria tudo...

    Da nossa participação ativa nas lutas democráticas daquele período, resultou que todas nós mulheres ganhamos em autonomia pessoal, em direitos individuais e políticos, assim como em direitos sociais e econômicos, ainda que tais ganhos não tenham sido e ainda não sejam desfrutados igualmente por todas. Isso porque são distintos os patamares de opressão, discriminação e exploração que cada uma de nós vive, em decorrência dos lugares que ocupamos em outras relações sociais e econômicas. As relações de classe, raça, etnia se cruzam às de gênero, erguendo obstáculos potentes contra a autonomia das mulheres, seja em termos econômicos, de liberdade sexual, de autonomia reprodutiva, ou de participação política. "

    ResponderExcluir
  7. Leiam AS MULHERES E A DITADURA MILITAR NO BRASIL http://www.bibliotecafeminista.org.br/index.php?option=com_remository&Itemid=53&func=startdown&id=351 de Ana Maria Colling
    A história é feita por homens e mulheres a cada instante, no cotidiano de suas vidas e no palco político por eles montado. Muitas
    destas vivências ou atuações políticas perdem-se para sempre, acumulando-se aos silêncios, historicamente constituídos, porque a história tem sido parcial, silenciando ou escondendo sujeitos.

    ResponderExcluir
  8. Outro texto:
    As mulheres e a ditadura no Brasil
    http://www.ufpel.edu.br/ich/ndh/downloads/historia_em_revista_10_ana_colling.pdf

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. [b]Olha sou a favor de levantar a ditadura militar, so para bandidos no geral, porque no BRASIL de hoje está um verdadeiro inferno um caos. Todo o dia agente se ve assuntos noticias de violencias nas TVs e radios, os bandidos fazem deboche, rindo, das autoridades, cantando e fazendo apologia a favor das drogas e criticando as leis de hoje. E o culpado disso, são as politicas inconpetentes , que abriu mãos pára os relachamentos, e as leis politicas não fazem totalmente nada. Os bandidos de hoje matam cidadoes de bems, invade residencias e estupram as nossas familhas e ainda existem muitos pedófilos que desencaminhão crianças as prostituiçoes, muitos ladroes, os bancos sendo alvos de esplosoes todo os dias. Mudanças no codigo penal que ja está muito podre a mais de 50 anos, a maior idade penal 13 anos acima. Assim como existem nos estados unidos, na russia, portugal, na india que e 08 anos, e outros. E o povo brasileiro está clamando por socorro, chorando vendo familhas sendo mortas em assaltos, roubos, e violençias sexuais aumentando os numeros destas violencias, e muitas desonestidade ate mesmo nas politicas. Agente se ve quase todos os dias, nas epocas das ditaduras militares não existia estas bagunçadas, os antigos falam que era uma maravilha, os bandidos era jogados nos paus de araras e era uma paz total no BRASIL, que hoje está fazendo muitas faltas. As leis de hoje muito amorosas e lentas, que da o maior apoio aos bandidos, e que tambem tem que derrubar os direitos humanos, porque eu nunca vi eles visitando parentes de policiais mortos por bandidos. ja vi sim visitando parentes de bandidos mortos por policiais. ABSURDO, SOS...

    ResponderExcluir
  11. a foto nao mostra a data que foi tirada

    ResponderExcluir

Grata por sua contribuição.