sexta-feira, 10 de setembro de 2010

18 de setembro - Campanha 24h de Combate à Homofobia

No dia 18 de setembro acontecerá o lançamento oficial da campanha 24h de Combate à Homofobia, movimento virtual que nasceu incentivado pelos avanços nas legislações da Argentina e Uruguai e pelos recentes casos de homofobias, que fazem do Brasil o campeão do mundo em crimes homofóbicos.O lançamento acontecerá na FUNARTE, em Brasília, e contará com manifestações culturais diversas e bate-papo com representantes do governo, organismos internacionais, da sociedade civil e candidatos.
Com o intuito de chamar atenção para a tomada de consciência a respeito do que está sendo realizado ou não em relação aos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) no Congresso Nacional, a Campanha tem como objetivo mobilizar segmentos, organizações e a população em geral para que pautem o assunto em suas casas, locais de trabalho e demais espaços de convivência ? dos bares às igrejas - multiplicando informações sobre a temática, de forma que a sociedade se sensibilize pela promoção da equidade de direitos e da cidadania LGBT, assim como por uma atuação política mais concreta no combate às homofobias.
A idéia da Campanha é que, durante 24 horas do dia 18 para o dia 19 de setembro de 2010, as pessoas doem seu tempo para a realização de ações que mobilizem pessoas, multipliquem informações e sensibilizem a sociedade em relação ao tema. Através do site www.24horasdecombateahomofobia.com.br, a Campanha sugere algumas dicas para que as pessoas possam atuar em suas cidades.
Uma das sugestões da campanha é instigar que as eleitoras e eleitores realizem uma pesquisa sobre as candidatas e os candidatos de seu município, buscando se informar sobre quem defende, de forma comprometida e declarada a cidadania LGBT. Outras ações são a organização de palestras em seus locais de trabalho e manifestações em lugares públicos, etc.
O evento contará com a participação de Angélica Ivo e Marco José Duarte, mãe e primo do jovem Alexandre Ivo, que recentemente se tornou mais uma vítima dos crimes de ódio baseados em homofobia ao ser espancado e morto em São Gonçalo, RJ, da atriz Liliana Castro, a Filomena, da novela Ribeirão do Tempo e do ator global Gilvan Oliveira, Madrugadinha, de Tempos Modernos, alem de artistas de Brasília.
As apresentações musicais ficaram a cargo das bandas Hotel Onda, Watson e Sacassaia e os debates, que serão disponibilizadas em tempo real através do site www.24horasecombateahomofobia.com.br, terão como temas: Homofobias: Direitos Humanos e Políticas Públicas, Homofobias em suas Especificidades e Propostas de governo voltadas para a Cidadania LGBT.
Já aderiram ao movimento os grupos do estado do Pará: COR - Cidadania, Orgulho e Respeito, Instituto Elos e Associação de Lésbicas do Estado do Pará, que estão organizando um dia de atividades ligadas à Campanha. Os debates também serão disponibilizados em tempo real no site da Campanha.
Serviço:
Data: 18 de setembro
Local: FUNARTE
Horário: 13h às 19h
Informações: (61) 9908-0792/8211-8742/9103-7807/8119-0303 ou através do site www.24horasdecombateahomofobia.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua contribuição.