segunda-feira, 6 de setembro de 2010

“Princípios de Empoderamento das Mulheres”

Lançada em março de 2010, a iniciativa é um sucesso no mundo corporativo. Atualmente, 60 corporações de grande porte já se comprometeram com os “Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios”, entre elas 20 são empresas brasileiras
 
Foz do Iguaçu (Brasil) - O UNIFEM Brasil e Cone Sul (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher – parte da ONU Mulheres) e o Pacto Global das Nações Unidas apresentaram no dia 1º de setembro, em Foz do Iguaçu, os “Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios” para o Brasil e o Paraguai. O ato foi um dos pontos altos do II Encontro Regional do II Ciclo de Encontros Regionais para o Fortalecimento da Equidade de Gênero no Mundo do Trabalho, que teve como tema de discussão “Gênero, Poder e Desenvolvimento”. O evento reuniu o presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Brasil, Nilcéa Freire; e a ministra da Secretaria da Mulher do Paraguai, Glória Rubín.
 
"O Brasil avançou muito nas questões de gênero, mas a igualdade está longe de ser alcançada”, disse o presidente Lula durante o lançamento do documento “Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios”, estabelecidos pelo UNIFEM-ONU Mulheres e Pacto Global, em março passado. “Embora esteja na nossa constituição e seja lei, de nada adianta criar regras se, de fato, não houver uma mudança cultural no nosso País. Uma transformação que garanta às mulheres as mesmas oportunidades dos homens”, ressaltou o presidente da República.
Lançada em março de 2010, a iniciativa é um sucesso no mundo corporativo, reunindo grandes marcas de diferentes segmentos do mercado global, regional e local. Durante a abertura do encontro, a representante do UNIFEM Brasil e Cone Sul, Rebecca Tavares, fez a apresentação dos sete Princípios de Empoderamento das Mulheres: (1) a liderança promove a igualdade entre gêneros, (2) igualdade de oportunidades, inclusão e não-discriminação, (3) saúde, segurança e fim da violência, (4) educação e formação, (5) desenvolvimento empresarial e práticas da cadeia de abastecimento e marketing, (6) liderança comunitária e envolvimento e (7) transparência, medição e relatórios.
 
“É preciso criar as condições para incentivar a participação plena das mulheres na vida econômica, tornar as economias mais fortes e as sociedades mais justas e estáveis”, declara Rebecca Tavares, representante do UNIFEM Brasil e Cone Sul. “A equidade é essencial, não só por uma questão de justiça, mas também porque contribui para a produtividade que, por sua vez, gera lucro, razão de ser de toda atividade econômica. Ao entender isso, tiramos a equidade de gênero do território exclusivo da responsabilidade social e a colocamos no âmbito das estratégias de negócios”, completa Rebecca Tavares.
 
 
Presidente Lula confere os sete “Princípios de Empoderamento das Mulheres”, que já contam com a adesão de 60 empresas, 1/3 delas são brasileiras
Foto: Ricardo Stuckert/PR
 
Atualmente, 60 corporações de grande porte já se comprometeram com os “Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios”, entre elas 20 são empresas brasileiras: Açovisa Indústria e Comércio de Aços Especiais Ltda, Banco do Brasil, Chesf – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, CINQ Tecnologia, Copel – Companhia Paranaense de Energia, CPRM – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, Eletrobras – Centrais Elétricas Brasileiras S.A, Eletrobras – Eletronorte, Eletronuclear - Eletrobras Termonuclear S.A, Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Fersol Indústria e Comércio SA, Furnas Centrais Elétricas, INCCATI Sistemas Ltda, Itaipu Binacional, Microlife Informática de Franca Ltda, Natusfran, New Space Processamento e Sistemas Ltda, Petrobras, Rodovalho Advogados e Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados.

Igualdade significa negócios
Ainda na solenidade de abertura, o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, anunciou a adesão da empresa aos “Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios”.  A empresa produziu a versão brasileira do material de divulgação dos Princípios, a ser enviado para empresas públicas e privadas. Também estiveram presentes na cerimônia os ministros Paulo Vanucchi (Direitos Humanos); Alexandre Padilha (Secretaria-Geral); João Santana (Integração), Paulo Bernardo (Planejamento, Orçamento e Gestão); Márcia Lopes (Desenvolvimento Social e Combate à Fome); José Gomes Temporão (Saúde); e Fernando Haddad (Educação), entre outras autoridades.
 
 
Fonte: UNIFEM  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua contribuição.