terça-feira, 11 de agosto de 2009

UFRJ e Arco-Íris lançam vídeos sobre homofobia na escola produzidos por jovens LGBT

Dia 13 de agosto, às 18h30, na Casa da Ciência da UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o Grupo Arco-Íris, lança ,na próxima quinta-feira, dia 13 de agosto, os curtas Novamente e Por Outros Olhos. Os dois vídeos foram produzidos a partir de uma oficina de vídeo com jovens lésbicas, gays e bissexuais.

"O Arco-Íris entrou com a mobilização dos jovens e a UFRJ com a equipe, equipamentos e com a metodologia", explica Alexandre Bortolini, coordenador do Projeto Diversidade Sexual na Escola, projeto que organizou a oficina. "Foram três meses de encontros, onde os jovens discutiram sobre as suas experiências de discriminação e violência na escola e aprenderam a contar essas histórias através do cinema."

A maior parte dos jovens que participaram da oficina são oriundos dos projetos "Entre Garotos" e "Laços & Acasos", do Arco-Íris, cujo objetivo é formar ativistas e multiplicadores de "práticas sexuais seguras". "Acredito que esta parceria legitima a importância desses dois projetos do grupo e condiciona nossos jovens a desenvolver novas perspectivas e sensibilidades em relação ao mundo que os cerca", afirma a presidente do Grupo Arco-Íris, Gilza Rodrigues.

O roteiro, a produção e a edição dos vídeos foi feita pelos prórpios jovens, com a supervisão da equipe da universidade. Depois do lançamento, os curtas vão ser disponibilizados na internet, para todo mundo que quiser baixar. A idéia é que eles possam ser utilizados por projetos sociais e, principalmente, por professores em atividades que discutam homofobia e violência na escola.


Quando: 13 de agosto, quinta, às 18h30
Onde: Casa da Ciência - Campus da UFRJ - Praia Vermelha (ao lado do Canecão) - Rio de Janeiro


NOVAMENTE

"Tenho vontande de largar tudo, de ir embora, larga essa escola." NOVAmente tem dois pólos opostos que se chocam. Uma escola. Dois casais. Um hétero, outro homo. Para cada um a escola vai reservar um tratamento diferente. O cotidiano de dois jovens, que misturam preconceitos. Para um somente, uma brincadeira, para outro, opressão diária. E não adianta reclamar com a inspetora...


POR OUTROS OLHOS

Em um mundo onde todo mundo é homossexual, um menino e uma menina se apaixonam. Nessa realidade trocada, estes dois héteros têm de enfrentar os preconceitos e discriminações que LGBTs enfrentam no nosso mundo real.

O Projeto Diversidade Sexual na Escola é uma realização da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Programa Papo Cabeça, financiado pelo Ministério da Educação. Como ações principais, o projeto realiza atividades de formação e sensibilização junto a profissionais de educação da rede pública e estudantes da educação básica, além do desenvolvimento de materiais de orientação para educadores.
www.papocabeca.me.ufrj.br/diversidade
(21) 2598-1892

Os projetos "Entre Garotos" e "Laços & Acasos" são financiados pela Fundação holandesa Schorer e se desenvolvem a partir de oficinas e atividades lúdicas que visam construir um conceito de qualidade de vida e frear a infecção pelo HIV entre gays e lésbicas.
www.arco-iris.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua contribuição.