segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Rede Feminista apresenta Campanha Ponto Final em Santa Catarina

A Rede Feminista de Saúde estará desenvolvendo hoje, 23/8, uma oficina sobre a Campanha Ponto Final na Violência Contra Mulheres e Meninas no 9º Seminário Internacional Fazendo Gênero: diásporas, diversidades, deslocamentos em realização na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. A realização desta oficina faz parte do planejamento de divulgação da Campanha em desenvolvimento em todo o Brasil desde o início de 2010.

A Ponto Final se constitui num importante instrumento para potencializar o processo de reversão de opiniões conservadoras da sociedade que até bem pouco tempo mantinha-se omissa à violência contra as mulheres, mas hoje já está informada sobre o fenômeno e vive sob uma nova legislação, que reconhece os direitos humanos das mulheres.

A Rede ao levar esta oficina ao Fazendo Gênero quer promover a discussão a cerca dos aspectos socioculturais da violência contra as mulheres e com base neste enfoque propor ações para seu enfrentamento. A metodologia de trabalho inclui a realização de dinâmicas de grupos, análise de cenas, narrativas e vivências, exposição de conteúdos e debate sobre temas específicos.

A Campanha Ponto Final é uma intervenção que se diferencia de outras estratégias pois enfatiza o debate e a reflexão sobre padrões culturais.A denúncia é elemento secundário no plano de trabalho, e o advocacy por políticas públicas uma conseqüência do debate. Para a advogada e mestra em Antropologia Renata Jardim, assistente executiva da coordenação geral da Ponto Final, não adianta apenas punir. É preciso compreender a violência como ela ocorre, os processos culturais que a legitimam e os enormes danos produzidos, buscando formas de relacionamentos e convivências baseadas no respeito e não em agressões.

Além de Renata Jardim, estarão à frente deste trabalho, a psicóloga Maria Luísa Pereira de Oliveira e a jornalista Telia Negrão, respectivamente secretária adjunta e secretária executiva da Rede Feminista de Saúde. Ambas retornaram sábado último  de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, onde estiveram participando de um encontro de avaliação da Ponto Final que reúne em sua execução simultânea os países: Guatemala, Haiti e Bolívia.

No Brasil, a  coordenação geral da Campanha Ponto Final  é constituída pela Rede de Homens pela Equidade de Gênero  RHEG, Agende - Ações de Gênero, Cidadania e Desenvolvimento e Coletivo Feminino Plural. A Rede Feminista de Saúde é responsável pela coordenação executiva dessa iniciativa no país, liderada na América Latina e no Caribe pela Rede de Saúde das Mulheres Latinoamericanas e do Caribe  RSMLAC, resultante de parceria com a agência de financiamento Oxfam-Novib. 


Fonte por email de Vera Daisy Barcellos - Jorn.Dipl.Reg.Prof. 3.804 - Assessoria de Imprensa da Rede Feminista de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua contribuição.