sábado, 16 de março de 2013

Paola Bianchi Wojciechowski lança livro sobre Lei da Anistia no Brasil, Chile e Argentina


Gazeta do Povo - Curitiba

Nós os pais, somos mesmos uns babões. A cada grande, ou mesmo pequeno sucesso de nossos filhos, comemoramos e nos orgulhamos. Eu, por exemplo, tive uma taquicardia no sábado passado, quando meu filho conseguiu vencer o medo de altura que o afligiu por 12 anos e completou várias escaladas na Campo Base em Curitiba. Senti um orgulho do tamanho do Everest.
Thadeu Wojciechoswski é poeta, escritor e também um pai orgulhoso, com toda a razão, Ele está acostumado a uma vida produzindo livros e vê agora sua filha Paola Bianchi Wojciechowski lançar um livro dela, forjado em anos de estudo e dedicação na graduação e mestrado do curso de Direito da PUCPR.
O Thadeu escreve muito melhor do que eu, então vou deixar que ele mesmo explique essa história em dois textos que raptei do Facebook e colo aqui na sequência. Mas não pensem que ele escreveu tudo isso só porque é sobre sua filha. Não. Quem conhece o Thadeu sabe de sua exigência. Ele sempre escreveu dominando razão e emoção e faz isso aqui, mas seria demais pedir que também dominasse o orgulho de pai. Então, mergulhe:


Reprodução Facebook
Reprodução Facebook / A advogada e agora escritora Paola Bianchi Wojciechowski lança o livro Leis de Anistia e o Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos – Estudo comparativo Brasil, Argentina e ChileA advogada e agora escritora Paola Bianchi Wojciechowski lança o livro Leis de Anistia e o Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos – Estudo comparativo Brasil, Argentina e Chile

Uma das grandes lacunas que existem na cultura brasileira é o entendimento do que realmente foi a ditadura e dos seus efeitos sobre as novas gerações. Mas há um vácuo muito maior ainda quando se fala sobre os efeitos da anistia e os porquês de a nossa democracia ser tão frágil e o sistema tão corrupto.
Quando minha filha Paola Bianchi Wojciechowski me deu sua dissertação de mestrado para ler, juro pra vocês, engoli em seco. Imaginei aquela coisa acadêmica, sem vida e sem alma, cheia de retórica e citações intermináveis. Mas bastou começar a ler para entrar num mundo totalmente maravilhoso, onde a justiça se torna a grande personagem e vive um violento e amoroso caso com a verdade. Li numa pegada só, do começo ao fim e só Deus sabe quantos solavancos minha alma sofreu. Saí melhor do que quando comecei o livro, me senti mais humano, mais parte de tudo, mais solidário com o sofrimento alheio. Paola faz o resgate de nossa memória, o seu livro preenche a lacuna, o vácuo em nossa história e o vazio de nossa alma.
O seu currículo garante a qualidade do texto, a exatidão da pesquisa e a análise imparcial, enxuta, sensível e muito inteligente. Ela foi a melhor aluna de direito da PUC, da turma que se formou em 2009, ganhou o prêmio Marcelino Champagnat, passou na primeira tentativa no exame da OAB, ganhou o título de Mestra em Direito com louvor e com indicação para publicação de sua obra. E isso, creio, não é pouco.
Agora, com muito orgulho convido a todos os amigos e interessados a participar desse lançamento. Venham se alegrar e dividir com ela e comigo esse momento tão especial. E por favor compartilhem este convite para fazer desse evento um momento de encontro e de confraternização como grandes amigos e interessados merecem.

LIVROS – ESSES ADMIRÁVEIS MUNDOS NOVOS.
Existem os vivos, existem os mortos, existem os que nem nasceram, existem os que não disseram a que vieram. E nem nunca vão dizer, pura perda de tempo, flanela lustrando o ego de algum idiota que achou que o tempo não apagaria cada uma de suas palavras. Mas ainda bem que existem aqueles livros onde acontece exatamente o contrário, ficam cada vez mais atuais, mais vivos do que nunca.
Um livro pra ser bom tem que poupar tempo pra gente. Tem que pegar um tema e destroçá-lo, elucidá-lo e, principalmente, ser tão claro que todo o sacrifício para escrevê-lo se transforme em benefícios intelectuais, emocionais e sensitivos para quem o lê.
O livro, que minha filha Paola vai lançar na quinta-feira, é uma dádiva para brasileiros, argentinos e chilenos. A história que tentaram apagar reaparece em toda a sua conjuntura política - implicações, acertos, conchavos, atrocidades até o momento da (sic) reconciliação, através da anistia ampla, geral e irrestrita.
Paola Bianchi Wojciechowski transcende a mera descrição de fatos e se lança a um voo novo, apresentando, com máximo rigor intelectual, sua análise, equilibrada e sensível, dos eventos relacionados à anistia, através de um estudo comparativo entre Brasil, Argentina e Chile sob a ótica das "Leis de Anistia e o Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos”. Sem facilitar, sem ceder, sem medo de retaliações, Paola põe o dedo nas feridas abertas da América Latina e expõe todos os mecanismos utilizados pelo poder para manipular a opinião pública. Analisa, pondera, apresenta a realidade crua e nua, instiga nosso pensamento crítico através de uma abordagem criteriosa, minuciosa, a reaver tudo que perdemos nos porões do poder.
Quando terminei de ler o livro, me senti purificado, aliviado, uma grande incógnita se apagou para trazer a luz do entendimento. Sim, mesmo tendo que aceitar o fato de que o Brasil fez a anistia mais safada e golpista entre os 3 países e por isso mesmo, hoje, paga caro, tendo a democracia mais frágil e o sistema mais corrupto dos comparados, valeu a pena. Paola escreveu um livro baseado em centenas de outros e mesmo assim é inédito, porque não usa a citação apenas para reafirmar conceitos, mas para reinterpretá-los, ressignificá-los. E todo esse esforço monstruoso, de noites e mais noites em claro, resultou numa obra que vale por uma faculdade inteira, vale, agora que sabemos, por uma vida bem melhor pra todos nós.
Serviço
QUANDO: quinta-feira, dia 14 de março, a partir das 19,30h
ONDE: Aldeia do Beto (Beto Batata) – Prof. Brandão, 678, Alto da XV
O QUE É: Lançamento do livro Leis de Anistia e o Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos – Estudo comparativo Brasil, Argentina e Chile, de Paola Bianchi Wojciechowski.

Paola Bianchi Wojciechowski lança livro sobre Lei da Anistia no Brasil, Chile e Argentina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua contribuição.