terça-feira, 29 de setembro de 2009

Metade das mulheres que usam o SUS já sofreram violência



Seg, 28 de Setembro de 2009 20:53
Alexandre Saconi - Portal Aprendiz  Cerca de metade das mulheres que usam o Sistema Único de Saúde (SUS) em Ribeirão Preto já sofreu alguma espécie de violência cometida por parceiros íntimos. Esta é a constatação do mapeamento realizado pelo Grupo de Pesquisa, Saúde e Gênero da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade.
Iniciada em 2006, a pesquisa tem o objetivo de levantar subsídios para diminuir a invisibilidade da violência contra a mulher e promover melhor articulação entre os setores sociais envolvidos com o tema. Também busca contribuir para definir políticas de capacitação dos profissionais de saúde. A coleta de dados foi realizada em 2008. A amostra final foi composta por 504 mulheres, 80% das quais iam sempre à Unidade Básica de Saúde, UBDS. “Dados preliminares mostram que entre as mulheres questionadas, 31,2% já sofreram violência física, 36,4% violência física e psicológica e 21% já foram violentadas física, psicológica e sexualmente pelo parceiro íntimo”, afirma a coordenadora da pesquisa, Elisabeth Meloni Vieira, professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
Segundo a professora, as mulheres que sofrem violência buscam com mais frequência o SUS do que outros serviços. “Somente 20% delas procuram a polícia, por exemplo”, comenta.
Uma das principais questões levantadas pela pesquisa é a falta de treinamento dos profissionais de saúde em acolher esses casos de violência. “Em grande parte isto se deve ao fato de a violência contra a mulher só ter passado a ser considerada uma questão de saúde a partir de 1998 pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, explica Elisabeth.
O grupo que realizou a pesquisa trabalha neste momento na elaboração do relatório final das atividades. Os resultados serão enviados à Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto. A pesquisa deve fornecer subsídios para atuação mais efetiva e consciente do órgão nessa área. “O importante é tirar o assunto da invisibilidade”, diz Elisabeth Meloni.
Serviço:
Portal Violência Contra a Mulher
www.violenciamulher.org.br/
Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres
www.homenspelofimdaviolencia.com.br/http://www.direitoshumanos.etc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4720:metade-das-mulheres-que-usam-o-sus-ja-sofreram-violencia&catid=35:direitos-humanos&Itemid=170

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua contribuição.