sábado, 30 de novembro de 2013

Até 15/12 – Cinema Marginal Brasileiro (SP/SP)

A Cinemateca Brasileira apresenta, a partir de novembro, uma ampla retrospectiva do Cinema Marginal Brasileiro. A reedição da mostra CINEMA MARGINAL BRASILEIRO E SUAS FRONTEIRAS, apresentada em 2012, na Cinemateca Portuguesa, com curadoria de Eugênio Puppo, contará com exibições de uma parcela significativa dessas produções brasileiras dos anos 1960 e 1970.

O conjunto dessa filmografia heterogênea foi também designado por Cinema Experimental, Cinema Poesia, Cinema Underground, Udigrúdi ou Cinema de Invenção e representou uma subversão radical da linguagem cinematográfica. Os filmes dessa geração foram produzidos com baixíssimo orçamento e continham uma marca autoral e irreverente. A época foi prolífica e de grande efervescência, mesmo diante das dificuldades do mercado de exibição e das duras amarras da censura.

A mostra é resultado de pesquisas no acervo da instituição, bem como da confecção de novas cópias 35mm especialmente produzidas pela Cinemateca Brasileira para o evento em Lisboa. Em busca de oferecer a oportunidade de ver ou rever estes filmes, alguns feitos há mais de trinta anos, a programação contará com uma seleção de títulos consagrados e também com produções raras do cinema brasileiro.

Dentre os destaques estão o “clássico” O bandido da luz vermelha, de Rogério Sganzerla, filme marco do cinema marginal paulista; República da traição, longa-metragem de Carlos Ebert censurado pelo governo militar e nunca lançado comercialmente; e o inusitado e inventivo Bang-bang, de Andrea Tonacci.

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
Confira a programação completa: http://www.cinemateca.gov.br/programacao.php?id=240

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua contribuição.