quarta-feira, 1 de julho de 2009

Núcleo da Marcha Mundial de Mulheres na Zona Leste


É com grande alegria que divulgamos o relatório da PRIMEIRA reunião em que se formou oficialmente o núcleo da MARCHA MUNDIAL DE MULHERES na Zona Leste. Esse foi um passo importante para o fortalecimento da auto-Organização das mulheres da região e importante também para o nosso processo de construção da ação de 2010.

O relatório segue abaixo escrito por Camila Furchi.

Núcleo da Marcha Mundial das Mulheres na Zona Leste
Local Casa Viviane dos Santos - Guaianazes
Ocorrida em 20/06/2009


A reunião contou com a presença de 12 mulheres da Zona Leste e aconteceu na Casa Viviane dos Santos, em Guaianazes.


Começou com uma rodada sobre a Marcha, as mulheres s falaram sobre o que sabiam, expressaram as dúvidas e as expectativas tinham.A maioria tem contato com a MMM através do 8 de março, data em se organizam para participar do ato. Chamaram atenção sobre a necessidade de criar um espaço na Z.L. dado que em função de morarem, trabalharem e militarem na região, a distância do centro dificulta sua participação nas reuniões do comitê que acontecem no centro. Além dessa razão, pontuaram a necessidade de a marcha ter uma atuação mais efetiva na periferia e daí a importância de se ter um núcleo da MMM na Zona Leste.
Também falaram das características que percebiam na marcha e com as quais se identificavam tais como a capacidade de a Marcha discutir temas “grandes” como, por exemplo, economia, infra-estrutura, agronegócio etc. O que se traduz na agenda ampla que tem a Marcha e a torna diferente de outros movimentos ou organizações de mulheres que só trabalham um tema.
Camila e depois Kika, falaram sobre o início da MMM, como surgiu e como foi se consolidando enquanto um movimento feminista, anti-capitalista, destacando o papel das ações internacionais no fortalecimento da marcha, das mulheres, da solidariedade feminista e na construção de um mundo com igualdade, justiça, solidariedade, paz e liberdade.
Sobre a Ação de 2010:
Falamos sobre o formato da ação nos países, que será de acordo com a realidade e as condições dos mesmos. E da responsabilidade do Brasil na organização da Ação 2010, pois aqui marcharemos dez dias. Sairemos de Campinas no dia 8 de março em direção a São Paulo, onde chegaremos no dia 18 de março.
Zindzi trouxe o informe do Seminário Nacional ocorrido em maio, em que foram definidas as responsabilidades dos estados e o caráter da ação/marcha. Ficamos de passar o relatório do mesmo junto com os relatórios do comitê da MMM-SP, visto que nosso papel, enquanto estado, na concretização dessa marcha será grande.
As mulheres mostraram interesse em participar desse processo de mobilização para a ação. E decidiram que participarão (as que puderem) da reunião que acontecerá no dia 9 de julho, onde faremos uma oficina de multiplicadoras que trabalharão na mobilização para a Ação de 2010.

Encaminhamentos:
Participação da oficina do dia 9 de julho.
Reunião do núcleo Z.L. para repasse da reunião e encaminhamento de tarefas, definições de funcionamento: 18 de julho, na Casa Viviane dos Santos, as 14h00.
Camila ficou de enviar relatórios do seminário nacional e do comitê MMM-SP, além dos textos sobre os campos de ação.

Avaliação:
A avaliação foi muito positiva e que um primeiro passo nesse processo de auto-organização das mulheres na região, no seu fortalecimento foi dado. Estão muito animadas em poderem participar na construção da marcha a partir da realidade e da militância na Z.L. e satisfeitas com a sensação de pertencimento a um movimento feminista, como é a Marcha, o que para elas confere um sentido as ações que já tinham. Também colocaram a questão que o núcleo possa ser um espaço de aglutinação das mulheres da região e também de formação sobre vários temas. Existe ainda a expectativa que a batucada também se organize por lá.
Relatoria: Camila Furchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua contribuição.