quarta-feira, 1 de julho de 2009

Crescem números de denúncias de violência doméstica


Crescem números de denúncias de violência doméstica
Ter, 30 de Junho de 2009 08:02
Em todo o país, de um ano para cá, o número de denúncias subiu 30% nas delegacias e 80% pelo telefone.



BOM DIA BRASIL

As penas para o agressor são mais pesadas e a Lei Maria da Penha também prevê que a denúncia não poderá ser retirada, mesmo que a mulher se arrependa ou se sinta pressionada pelo agressor a fazer isso.

A cada quatro minutos, no mundo todo, uma mulher é agredida dentro de casa, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Procurar as autoridades para denunciar o agressor nem sempre é uma escolha fácil.

“Cerca de 35% das mulheres que não denunciam têm medo de morrer. Esse é um dado muito importante para pensar quando se diz que essa mulher fica nessa situação porque gosta de apanhar. Ela tem medo de morrer porque sabe que a ameaça que ele faz, acontece efetivamente”, explica a subsecretária de política das mulheres Aparecida Gonçalves.

Cada ligação pode ser a chance de salvar uma vida. A central em Brasília trabalha 24 horas para proteger mulheres que correm risco de violência. São ligações de todo o país com denúncias de maus tratos, agressões e ameaças.

Uma mulher viveu cinco anos de terror. Era maltratada e apanhava. Ela vivia presa dentro de casa. Foram meses esperando um descuido do ex-marido, que um dia saiu e esqueceu de trancar a porta: “Foi uma sensação muito boa, de liberdade, de ser outra pessoa, que eu não precisava mais viver daquele jeito, trancada. Mas a sensação melhor foi quando eu entrei no ônibus. Me senti livre”.

A liberdade trouxe a indignação e o caso foi parar na delegacia. A mulher está sob proteção e o agressor já responde a inquérito policial: “Estou pronta para trabalhar, criar meus filhos e levar a vida para frente”, planeja.

A Lei Maria da Penha tornou mais rigorosas as penas contra o agressor. Violência doméstica passou a ser qualquer ato que cause morte, lesão, sofrimento físico ou psicológico. Uma vez registrada a denúncia, a vítima não pode voltar atrás.

O maior rigor na Legislação fez com que aumentasse o número de denúncias em todo país. De um ano para cá, o número subiu 30% nas delegacias e em torno de 80% pelo telefone. Só no ano passado, oito mil agressores foram presos em flagrante.

Mulheres de Pernambuco se uniram para lutar contra a violência doméstica. Em todo o estado, 1.455 mulheres foram assassinadas nos últimos cinco anos. As promotoras populares percorrem as comunidades para divulgar a Lei Maria da Penha.

“Ajudar essas mulheres, para que possam buscar os seus direitos até para se sentirem valorizadas perante a sociedade”, diz a promotora legal popular Marlene da Silva.

O telefone para denúncias e informações é 180 em todo o país. A ligação é gratuita e o serviço, 24 horas por dia.

Leia integra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua contribuição.