quarta-feira, 12 de março de 2014

Seja um Ponto de Cultura - Inscrições até 21/03 - apoio financeiro de R$160 mil



Imagem inline 1
  • O QUE SÃO PONTOS DE CULTURA
    São organizações que articulam e impulsionam ações em suas comunidades, agregam agentes culturais e compõem uma rede horizontal de iniciativas culturais.
    Uma parceria entre o Poder Público e a Sociedade na efetivação do direito à cultura, principalmente para segmentos e populações historicamente excluídos e que residem em regiões que apresentam precariedade no acesso aos bens e serviços culturais.
    São passíveis de apoio ações de criação, produção, fruição e difusão e expressões artísticas e culturais, como: música, artes visuais, artes plásticas, audiovisual, performance, teatro, dança, moda, circo, hip-hop, shows, literatura, poesia, artesanato, culturas tradicionais, culturas populares, interlinguagens, cultura digital, comunicação, cultura LGBT, processos que incluam o conceito de cultura na sua dimensão antropológica, como modos de vida e consolidação de identidades.
     COMO FUNCIONA
     O programa é uma parceria entre o Ministério da Cultura, a Secretaria Municipal de Cultura e as Organizações sem Fins Lucrativos da cidade de São Paulo.
    A organização interessada poderá optar por:
    a) apenas credenciamento;
    b) credenciamento e recebimento de apoio financeiro.
    QUEM PODE INSCREVER-SE
    Organizações culturais sem fins lucrativos sediadas na cidade, com CNPJ aberto há no mínimo 3 (três) anos, que desenvolvam atividades culturais de forma continuada.
    CREDENCIAMENTO
     É o registro que habilita as organizações selecionadas a:
    - concorrer ao apoio financeiro, por meio de projetos;
    - obter apoio institucional em ações de fortalecimento das atividades nas áreas de gestão, comunicação e aprimoramento de linguagens artísticas;
    - inclusão no Mapeamento Cultural da Cidade de São Paulo;
    - concorrer a repasses de recursos como prêmio de reconhecimento, podendo também ser contratada para desenvolver programações artísticas e culturais.
    Para o credenciamento a organização deverá entregar um envelope contendo os documentos impressos ou em formato digital (CD ou pendrive):
    - Dados Cadastrais (nome, CNPJ, endereço, subprefeitura, e-mail, tel., nome do representante legal e tel.);
    - CNPJ / CCM / CADIN (cópia);
    - Histórico de atuação cultural da organização;
    - Portfólio das atividades culturais desenvolvidas (com fotos, indicação de sites, blogs, páginas em redes sociais, matérias de imprensa e outros materiais de divulgação);
    - Anexo I – Ficha de Inscrição (modelo no site);
    - Anexo II – Declaração de sede em São Paulo e de que desenvolve atividade cultural há pelo menos três anos na cidade de São Paulo; (modelo no site).
    APOIO FINANCEIRO
    É necessário entregar um projeto em três vias (envelopes) de igual conteúdo (podendo ser impresso, CD ou pendrive), com as seguintes informações:
    - Nome do projeto;
    - Resumo do projeto;
    - Objetivos a serem alcançados;
    - Local(s) onde a ação cultural será desenvolvida (no caso de realização em espaços de terceiros, apresentar autorização escrita do responsável pelo espaço);
    - Plano de trabalho, contendo o descritivo detalhado das ações a serem realizadas e composição da equipe;
    - Indicação dos recursos previstos para composição do Kit Multimídia;
    - Cronograma com desenvolvimento e duração das atividades para os 2 (dois) anos;
    - Orçamento detalhado;
    - Outras Informações complementares.
    CADA ORGANIZAÇÃO PODERÁ APRESENTAR UM PROJETO DE DOIS ANOS DE DURAÇÃO, PARA CONCORRER AO APOIO FINANCEIRO NO VALOR DE R$ 160.000,00.
    PARA O RECEBIMENTO DO RECURSO FINANCEIRO, APÓS A DIVULGAÇÃO DO RESULTADO, AS ORGANIZAÇÕES SELECIONADAS DEVERÃO APRESENTAR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A CONTRATAÇÃO.
    CONHEÇA O EDITAL EM DETALHES
    Por meio do site da Secretaria Municipal de Cultura
    SE TIVER OUTRAS DÚVIDAS entre em contato com:
    Núcleo de Cidadania Cultural
    Secretaria Municipal de Cultura
    Tel. 11 3397 0127 / 0155

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua contribuição.