domingo, 23 de março de 2014

Relatórios sobre prostituição são lançados no Brasil



Os resultados de uma pesquisa que analisa o contexto brasileiro atual de políticas públicas relativas a prostituição e direitos humanos, realizada pela ABIA em parceria com a ONG DAVIDA e o Instituto Oswaldo Cruz, e o relatório global da Global Alliance against Trafficking in Women (GAATW) sobre o tema do tráfico de pessoas nos grandes eventos esportivos foram disponibilizados online pelo Observatório de Políticas de Prostituição, uma iniciativa conjunta da ABIA, DAVIDA e do Observatório de Prostituição do LeMetro/UFRJ.

A pesquisa “Análise do Contexto de Prostituição em Relação a Direitos Humanos, Trabalho, Cultura e Saúde no Brasil” está organizado em dois eixos. O primeiro traz um panorama das políticas internacionais relacionadas à prostituição, direitos humanos e HIV, partindo da premissa que os debates nacionais sobre o tema refletem, desde sempre dinâmicas transnacionais. Nos anos 2000, em particular, por efeito da adoção e ratificação de normas internacionais como o Protocolo Opcional da Convenção de Crimes Transnacionais para Erradicar, Prevenir e Punir o Tráfico de Pessoas. O segundo eixo faz um mapeamento das políticas hoje implementadas em relação à prostituição e da visão de atores estatais federais em relação à questão. O trabalho procura traçar um quadro da situação nacional referente aos direitos humanos, trabalho, cultura e saúde, com ênfase na resposta ao HIV.

O relatório “Qual é o preço do boato? Um guia para classificar os mitos e os fatos sobre a relação entre eventos esportivos e tráfico de pessoas”, produzido pela Global Alliance Against Trafficking in Women (GAATW), interroga criticamente os discursos e suposições dominantes acerca da correlação entre grandes eventos esportivos – que o Brasil sediará este ano (Copa do Mundo) e em 2016 (Olimpíadas) e o tráfico de pessoas para fins de exploração sexual.

Os dois lançamentos coincidem com outra iniciativa importante de promoção dos direitos das prostitutas: um novo desfile da DASPU, grife criada por Gabiela Leite, que nos deixou no anos passado. No desfile, organizado pela ONG DAVIDA foram apresentados figurinos da estilista Paula Villa Nova e foi lançada uma nova camiseta DASPU em homenagem a Gabriela. Os figurinos estão expostos na Galeria Maria Teresa Vieira, na Rua da Carioca, 85, onde as camisetas também estão à venda.
Clique aqui para ver fotos do evento publicadas pelo site “Austral Foto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua contribuição.