sábado, 11 de abril de 2009

Centro de Direito a Saúde da Mulher Negra

Projeto Direito à Saúde da Mulher Negra inaugura Centro de Direitos
(
(PROGRAMA DE JUSTIÇA)

Equipe do Projeto apresenta o espaço às futuras frequentadoras

No último dia 14 de março, foi inaugurado o Centro de Direitos do Projeto Direito à Saúde da Mulher Negra, no bairro de São Mateus, em São Paulo.

Esse evento marca o início da terceira fase do projeto, implantado desde 2007 com o objetivo de criar um modelo de monitoramento da implementação das políticas públicas de saúde, bem como dos próprios serviços. O Projeto, desenvolvido pela Conectas Direitos Humanos em parceria com o Gelédes - Instituto da Mulher Negra, conta com o apoio da União Européia.

A criação desse espaço, que fica em frente ao maior hospital público da região, tem três objetivos principais: receber e encaminhar denúncias de discriminação racial, dar continuidade à formação e capacitação das lideranças negras da região e sensibilizar os funcionários da área de saúde para a questão. O Centro funcionará em horário comercial, às quartas, quintas e sextas - feiras. Os dois primeiros dias são destinados ao recebimento de denúncias de discriminação racial. Por isso, uma promotora legal popular estará de plantão no Centro para conversar com as mulheres e ajudar no encaminhamento das denúncias.

As sextas serão dedicadas a cursos e atividades culturais, como aulas, palestras, oficinas, debates, exposições, filmes, espetáculos de dança e performances artísticas. A proposta é desenvolver meses temáticos, nos quais serão abordadas as temáticas centrais do projeto: raça, saúde e gênero, sempre sob a perspectiva de direitos humanos.
A abertura do Centro em outros dias e horários ainda está em estudo. O endereço é Rua Ângelo de Cândia, n° 415, em São Mateus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua contribuição.