terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Práticas alimentares e corporais de mulheres obesas: tema de pesquisa da ENSP


O excesso de peso cresceu em todo o mundo nas últimas décadas. No Brasil, os indicadores mostram aumento contínuo nas prevalências de sobrepeso e obesidade atingindo quase 60% da população adulta. Ao analisar a temática, a maior parte dos estudos se pauta sobre uma perspectiva biológica associando o problema a uma questão de balanço energético positivo, sem atentar para outras dimensões envolvidas no processo. Pensando nisso, a aluna de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública Tatiana Coura Oliveira desenvolveu uma tese, sob orientação da pesquisadora Dina Czeresnia, com a finalidade de compreender as concepções e os sentidos atribuídos às práticas alimentares, bem como os sentidos atribuídos ao corpo em um grupo de mulheres com excesso de peso. Os resultados chamam a atenção para a abrangência do acesso à informação proveniente não somente do serviço de saúde, como também de diferentes tipos de mídias nos quais há múltiplos discursos sobre corpo e alimentação, situação atrelada à precariedade de condições e possibilidades concretas de aquisição e consumo, conformada não somente pela situação de renda nas camadas populares, mas por um ambiente obesogênico. SAIBA MAIS

Sexualidade, Saúde e Sociedade - Revista Latino-Americana acaba de publicar a sua novo número

Sexualidade, Saúde e Sociedade - Revista Latino-Americana acaba de publicar a sua 
novo número 
http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/SexualidadSaludySociedad . 
O seguinte mostra a tabela de conteúdo, então você pode visitar 
consulte o nosso site para artigos que são de interesse. 



Sexualidade, Saúde e Sociedade Revista Latinoamericana 
sexualidadsaludysociedad@gmail.com 

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

17/12- CONVITE Festival Em Defesa do Programa De Braços Abertos

3a Intervenção de Resistência: Festival em defesa do Programa de Braços Abertos- por políticas de cuidado em liberdade

Criado em 2014 pela prefeitura de São Paulo para abordar a problemática da região conhecida como “Cracolândia”, o Programa Intersecretarial De Braços Abertos é uma iniciativa conjunta das secretarias de Saúde (SMS), Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), Segurança Urbana (SMSU), Desenvolvimento Urbano (SMDU) e Direitos humanos e Cidadania (SMDHC) do município. 

Pautado na defesa do cuidado em liberdade e na Redução de Danos, o Programa atua na complexidade da questão, compreendendo que o uso de drogas no contexto da vulnerabilidade social extrapola o campo da saúde e da segurança pública e necessariamente acorda o debate da esfera dos direitos humanos: não se trata de prender ou internar, mas de garantir direitos.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Imprensa destaca dados de pesquisa sobre aborto clandestino

Em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo, a antropóloga e docente do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, Debora Diniz falou sobre a Pesquisa Nacional de Aborto, realizada pela UnB. A pesquisa, que entrevistou 2 mil mulheres, entre 18 e 39 anos, nas áreas urbanas do país, fez a seguinte pergunta: Você ou alguém da sua família já fez um aborto clandestino? Segundo Debora, os números são alarmantes. Só no ano passado, meio milhão de brasileiras passaram por um aborto ilegal e apresentam histórias parecidas de riscos e de traumas. A pesquisa indicou que, ao final da vida reprodutiva, mais de uma em cada cinco mulheres já fizeram aborto, ocorrendo os abortos em geral entre 18 e 29 anos. Além disso, não foi observada diferenciação relevante na prática em função de crença religiosa, mas o aborto se mostrou mais comum entre mulheres de menor escolaridade. O uso de medicamentos para a indução do último aborto ocorreu em metade dos casos e a internação pós-aborto foi observada em cerca de metade dos casos. 
 
A tendência à criminalização do aborto pode estar dando sinais de mudança no país. No último mês, o Papa Francisco autorizou os padres da igreja católica a perdoarem mulheres que tenham feito aborto. Na última semana, uma decisão do Supremo Tribunal Federal apontou que o aborto, até o terceiro mês de gestação, não é crime. Este foi somente um caso, mas especialistas na área acreditam que a decisão pode influenciar outros juízes a julgarem outros casos de aborto. “A mulher que faz aborto é uma mulher comum, que já tem filhos, tem religião e que sabe o que está fazendo. Portanto, o aborto deve ser prioridade na agenda da saúde pública nacional”, disse Debora Diniz. 
 
Ainda este mês, a descriminalização do aborto estrará novamente em pauta no Supremo Tribunal Federal. No entanto, agora, será julgada uma ação que solicita que gestantes de criança com microcefalia tenham o direito de interromper a gravidez. 
 
 
Mais informações:

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

[Ética na administração municipal] Conheça a nova cartilha da Controladoria

Conheça a Cartilha de Ética e Transparência na Administração Municipal de São Paulo
A Divisão de Promoção da Ética, da Coordenadoria de Promoção da Integridade, tem o prazer de lançar a Cartilha de Ética e Transparência na administração municipal de São Paulo.

Usando exemplos de casos de conflito de interesses, a cartilha traz orientações aos servidores públicos municipais para situações que podem estar presentes em sua atuação. Além desses exemplos, apresenta os principais aspectos do Código de Conduta Funcional (Decreto nº 56.130/15).

Conheça e compartilhe: http://bit.ly/CartlihaÉtica

Convite - Pesquisa Assédio sexual em Foco



Plano Municipal de Educação em Direitos Humanos

Nessa quarta-feira (08/12) foi publicado, no Diário Oficial, o decreto que institui o Plano Municipal de Educação em Direitos Humanos. O documento tem como objetivo consolidar e institucionalizar as experiências na área em curso na cidade. A partir de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Educação em Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a elaboração do documento contou com ampla participação social, por meio de consultas públicas tanto na esfera governamental quanto em relação à sociedade civil.

Prorrogado- Edital de Chamamento Público: Projeto "Jovens Multiplicadores de Formação em Direitos Sexuais e Reprodutivos", na Cidade Tiradentes



Edital de Chamamento Público: Projeto "Jovens Multiplicadores de Formação em Direitos Sexuais e Reprodutivos", na Cidade Tiradentes, prorrogado até 13 de dezembro 

 

As inscrições  para a seleção e a contratação de uma instituição sem fins lucrativos para organizar o planejamento das ações e atividades do Projeto “Jovens Multiplicadores de Formação em Direitos Sexuais e Reprodutivos”, na Cidade Tiradentes, zona Leste do município de São Paulo, foram prorrogadas e devem ser feitas até 13 de dezembro, das 10h às 17h, de segunda a sexta- feira, na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, na rua Libero Badaró, 293, 8º andar- bloco D, Centro, São Paulo. Consulte o edital AQUI.

Sob coordenação da SMPM, a entidade selecionada ficará responsável, entre outras atividades, por realizar oficinas e rodas de conversas sobre gênero e direitos sexuais reprodutivos para  professoras/es, profissionais de saúde e alunas/os das escolas públicas da Cidade Tiradentes. Para as/os alunas/os, deverá também fazer oficinas de educomunicação (metodologia pedagógica que propõe uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas de comunicação na aprendizagem através de meios de mídia, multimídia, colaborativa e interdisciplinar).

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Prematuridade provocada por intervenção médica chega a 40% no Brasil


O excesso de intervenções obstétricas e o baixo uso de boas práticas na atenção ao parto permanecem no Brasil. Os novos dados da pesquisa Nascer no Brasil: inquérito nacional sobre parto e nascimento foram divulgados na quinta-feira (1/12), na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), e revelam que a taxa de prematuridade brasileira (11,5%) é quase duas vezes superior à observada nos países europeus, sendo 74% desses prematuros tardios (34 a 36 semanas gestacionais). Muitos casos podem decorrer de uma prematuridade iatrogênica, ou seja, retirados sem indicação, em mulheres com cesarianas agendadas ou avaliação incorreta da idade gestacional. O Nascer no Brasil é um inquérito nacional de base hospitalar, realizado em 191 municípios, com 23.894 mulheres entrevistadas. SAIBA MAIS

Imprensa destaca dados de pesquisa sobre aborto clandestino


Em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo, a antropóloga e docente do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, Debora Diniz falou... SAIBA MAIS

Especialização em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos oferece 20 vagas


Promover a discussão crítica das questões relativas às desigualdades sociais marcadas especificamente pelo viés de gênero e sexualidade, abrangendo recortes de raça e classe...SAIBA MAIS