sábado, 13 de junho de 2015

Marcha das Margaridas inicia campanha de arrecadação

Nos dias 11 e 12 de agosto, mais de 100 mil mulheres de todo o país devem ocupar Brasília na 5ª edição da Marcha das Margaridas, que neste ano tem como tema “Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”. Leia mais

#SEMmimimi: a publicidade e a mulher que incomoda

Texto de Fabiana Motroni para as Blogueiras Feministas.

Ser mulher não é fácil mesmo. Todo mês sentimos dores terríveis, que vão desde uma sensação de incomodo até a mais dilacerante e profunda dor, para muitas das quais não há chazinho, remédio de farmácia, tratamento médico, nada que melhore e cure. E não estou falando da cólica menstrual que mulheres vivenciam durante grande parte da sua vida, nem estou falando da dor insuportável da endometriose, que afeta quase 10 milhões de brasileiras e que muitas vezes nem a cirurgia resolve.
Estou falando dessa dor que atinge todas as brasileiras e todas as mulheres do mundo, de todas as idades, todos os dias: a dor que o machismo, o sexismo, a misoginia, a ignorância, a preguiça intelectual e a má-fé que ainda assolam a representação da mulher na propaganda em pleno século 21 nos provoca. Leia mais

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Feminicídio: vidas em risco na América Latina

Os assassinatos de mulheres na América Latina estimularam leis para evitá-los, mas o número de crimes de gênero continua alto. Além disso, as estatísticas oficiais são rarefeitas, contabilizadas sem rigor, e os sistemas judiciários costumam ser lentos quando o acusado é homem. O tema está na ordem do dia na Argentina, devido a uma série de feminicídios recentes no país e, nesta quarta-feira, a sociedade vai às ruas na manifestação “Ni una menos”. Leia mais

Está em um relacionamento abusivo e não sabe o que fazer?

Está em um relacionamento abusivo e não sabe o que fazer? Inspiradas pelo projeto loveisrespect.org, um grupo de meninas criou o Livre de Abuso, uma rede de informação para as vítimas de relacionamentos abusivos.
No site www.livredeabuso.com.br você encontra orientações sobre o que fazer caso seja vítima e tem a opção de ajudar pessoas nessa posição de vulnerabilidade, além de conhecer mais sobre o tema.
Se for vítima ou testemunha de violência contra a mulher, denuncie! ‪#‎Ligue180‬‪#‎HumanizaRedes‬

Mulheres com familiares desaparecidos sofrem ainda mais a opressão de gênero

De acordo com o estudo, as mulheres que lidam com o desaparecimento na família sofrem de um mal chamado "perda ambígua" Leia aqui

13/6, o Cine Direitos Humanos exibe ''Quase samba''

Neste sábado, dia 13/6, o Cine Direitos Humanos exibe ''Quase samba''. O filme aborda o delicado tema do feminicídio (assassinato de mulheres decorrente de violência doméstica ou de discriminação de gênero).
Dirigido por Ricardo Targino, o longa conta a história de Teresa (Mariene de Castro), uma cantora de rádio de uma periferia imaginária do Brasil. Em seu último mês de gravidez, três homens - um policial grosseiro (Otto), um hacker (João Baldasserini) e um cross-dresser (Cadu Fávero) - disputam seu coração e o destino do bebê. O amor toma a forma de conflito em uma fábula sobre a família contemporânea.
Cine Direitos Humanos: "Quase samba"
13/6, sábado, 11h, grátis
Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569, Consolação

38 Fotos inspiradoras do passado mostrando que as mulheres sempre fizeram história

No dia a dia encontramos mulheres realmente inspiradoras, com suas histórias e exemplos – e isso não algo exclusivo de nosso tempo. Essas fotos são de uma época onde as mulheres não possuíam muitos direitos e todos os comportamentos femininos independentes eram reprovados pela sociedade, mas elas continuaram firmes e inspiraram o mundo. Veja AQUI

Beijing+20 - Desafios e conquistas das mulheres no Brasil

Há 20 anos ativistas, representantes de ONGs, líderes políticos e governos se reuniram em Beijing, na China, para participar da IV Conferência Mundial sobre as Mulheres, aquela que seria a maior e mais importante conferência da ONU sobre o tema. De lá para cá aconteceram avanços, mas muita coisa ficou pelo caminho. Neste vídeo Ana Gualberto (Koinonia Presença Ecumênica), Graciela Rodriguez (Instituto Equit - Gênero, Economia, Cidadania Global), Miriam Nobre (SOF Sempreviva Organização Feminista) e Beatriz Galli (Ipas) refletem sobre os avanços na luta pelos direitos das mulheres no Brasil.
Assista: ‪#‎Beijing20‬ 

A campanha “Ni Una Menos” e por que não temos uma marcha contra o feminicídio no Brasil?

Dia 03 de junho de 2015, centenas de pessoas saíram as ruas da capital Buenos Aires para protestar contra o feminicídio ao grito de “Ni una menos”. A marcha também ocorreu em 110 cidades da Argentina além de Chile, Uruguai e México. “É pela vida, chega de mortes”“o machismo mata”“nem a roupa nem os costumes podem justificar o abuso”; foram algumas das frases escritas em cartazes.
As imagens são impactantes. Milhares de pessoas protestando e pedindo a aplicação da lei de proteção integral contra a violência as mulheres, aprovada em 2009 mas dependente de regulamentação efetiva. A frase “Ni una menos” viralizou nas redes sociais e levou multidões às ruas com o apoio de figuras públicas como a presidenta Cristina Kirchner, o jogador Lionel Messi, a ativista Estela de Carlotto, a cartunista Maitena, a atriz Érica Rivas, o Papa Francisco, entre outras. Ao ver tudo isso, me perguntei: é possível que uma marcha parecida aconteça no Brasil? Leia Mais

terça-feira, 9 de junho de 2015

Pela manutenção de Gênero e Diversidade no Plano Municipal de Educação de São Paulo


Mudança de Data: Audiência Pública sobre Plano Municipal de Educação será na quarta-feira, dia 10/06, às 11h!

Convidamos todas e todos a participarem da audiência pública que apresentará o relatório final do Plano Municipal de Educação pela Comissão de Finanças e Orçamento. A reunião será na próxima quarta-feira, 10/06, às 11h, no Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo.
A inserção da questão de gênero e diversidade tem sido alvo de intensa pressão de setores conservadores da sociedade. Foram anos de debate para a construção de uma proposta que institucionalize mecanismos de promoção da equidade nas relações de gênero, étnico-raciais e orientação sexual.
A SMPM estará presente na reunião para garantir que a temática de gênero esteja contemplada no Plano Municipal de Educação de São Paulo.